quinta-feira, 14 de junho de 2012

Povo de Ibaretama Necessita com Urgência de Carro Pipa e Movimento Faz Reivindicação ao Governo do Estado



O Nordeste já registra 833 cidades em situação de emergência pela seca atípica que atinge a região em um período que deveria ser chuvoso. Em quatro dos nove Estados nordestinos, 4 milhões de pessoas foram afetadas. No Ceará, uma dessas cidades é Ibaretama onde a população está sofrendo com os efeitos da estiagem.

Especialistas afirmam que essa é uma das piores secas dos últimos 40 anos. Segundo eles que tentam explicar o que o sertanejo sente na pele, sol após sol, informam que na verdade, isso já é consequência do aquecimento global. As regiões semiáridas tendem a sofrer mais com os efeitos do fenômeno, vivendo contrastes, com muita chuva concentrada em determinado período, tendo, logo depois, estiagem rigorosa.

O Movimento Por uma Ibaretama com Ética e Sem Miséria, formado por lideranças do município de Ibaretama, vem realizando debates através de Seminários e Oficinas com a população daquele município. Vale destacar que foram realizadas no mês de maio duas Oficinas com representantes de igrejas, sindicatos, associação de moradores e de agricultores no sentido de identificar as demandas das comunidades.

Graça Costa (uma das Coordenadoras do Movimento e que é natural de Ibaretama), tem participado das discussões, mobilizando lideranças das associações e a população em geral e dessa forma pautado junto Ao Governo Federal e Governo do Estado os anseios de homens e mulheres angustiados com a estiagem.

No dia 13 de junho, Graça Costa protocolou relatório das demandas apresentadas pelas Associações de Ibaretama na última oficina técnica realizada pelo Movimento. Junto ao Relatório das dmenadas urgentes estava a reivindicação da liberação de carros pipas para as comunidades que já não podem mais esperar. A reivindicação foi feita ao Comitê Integrante de Combate à Seca no Ceará.

Graça Costa foi recebida pelo Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário Francisco Sombra que conhece a realidade do município, inclusive, trazendo importantes contribuições em vários Seminários realizados.´


 


No instante em que protocolava a demanda urgente do povo de Ibaretama, Graça Costa ressaltou ao representante do Governo Federal que ouviu de pesoas de Ibaretama de que em algumas comunidades, essa semana, já não tem mais água. "Isso é muito sério. Estamos falando de vidas. São homens e mulheres, jovens e crianças que não tem mais água pra beber. O Movimento Por uma Ibaretama com Ética e Sem Miséria está totalmente comprometido com a população e quer uma resposta urgente!", afirmou Graça Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário